“YOKOSO”
“Bem-vindo” é a tradução para a Palavra “Yôkoso”, Consideração ao qual a A7MA Galeria recebe importantes artistas contemporâneos, frutos de uma miscigenação étnica e cultural que se iniciou oficialmente em 18 de Junho de 1908 com a primeira imigração Japonesa no Brasil, à bordo do Navio “Kasato Maru”, Trazendo camponeses para trabalhar nas plantações de café no interior de São Paulo.
Hoje, 108 anos após a primeira embarcação de imigrantes, o Brasil abriga a maior população Japonesa fora do Japão, cerca de 1,5 milhão de Nikkeis.
A contribuição dos artistas japoneses é de suma importância para a história da Arte no Brasil. Embarcações como La Plata Maru, Brasil Maru entre muitas outras, desembarcaram nomes como Manabu Mabe, Tikashi Fukushima, Tomie Ohtake, Tadashi Kaminagai, Tomoo Handa…. que hoje prestamos Reverência e são referência mundial, influenciando e inspirando gerações seguintes.
A A7MA Galeria, também fundada por Nipo-Brasileiros, tem orgulho de realizar junto aos artistas esta especial exposição comemorativa, valorizando e mantendo viva a cultura oriental.
A7MA he Yokoso.
Marvin Hata Rantex
FOTOS GALERIA:
FOTOS ABERTURA:
Sobre a galeria
No espaço de arte e cultura, A7MA (lê-se a sétima), em São Paulo, somam artistas, telas pincéis e amigos – por meio do desejo genuíno de amplificar a arte contemporânea com influencias da rua, até o limite do possível. Fundada em 2012, é organizada por Marcos Ramos ˚Enivo, Tché Ruggi, Cristiano Kana , Alexandre Enokawa e Raymond Supino. Do indivíduo ao coletivo, muito além de um nome – athima (alma em hindu), a ‘A7MA’ é a representação da união de duas casas artísticas: o ‘Coletivo 132’ e a ‘Fullhouse’. Com mais de 100 m² de arte, o repertório cultural da galeria já tem mais de 30 exposições em seu catálogo e um acervo variado obras e é considerada um dos principais espaços na cidade, interessado exclusivamente pela arte de rua.