Veredas
por Marina Panazzolo
“Dois caminhos divergiam em um bosque, e eu segui o menos trilhado e isso fez toda a diferença”
Robert Frost
Dentro de seu próprio universo imaginário, Sergio Free busca tecer críticas em seu corpo de trabalho no que diz respeito às injustiças sociais encontradas dentro de suas vivências urbanas. Seu pensamento surge quando grupos sociais específicos, que fazem parte de um contexto estrutural desfavorável, são levados a buscar caminhos alternativos – ou por assim dizer, veredas – para garantir uma posição de destaque na sociedade. Adversidades estão presentes nesse caminho mais do que em qualquer outro, mas a criatividade surge como uma possibilidade para a superação desses obstáculos, segundo o artista.
Natural da Bahia, Sérgio se mudou para São Paulo quando ainda era criança, e foi crescendo na Zona Norte de São Paulo, no bairro do Tucuruvi, onde descobriu sua paixão pelo grafitti e vivenciou desde cedo as repreensões e violências ocasionadas dentro desse meio. Não tendo outra alternativa senão se adequar aos padrões impostos pela sociedade, o artista encontra a resiliência de seguir o caminho menos trilhado ao usar a imaginação como sua válvula de escape.
Para tal, Sergio Free apresenta para a A7ma Galeria um conjunto de pinturas que abordam questões relacionadas a desigualdade de recursos e oportunidades dentro de uma sociedade segregacionista, onde práticas e políticas públicas favorecem as desvantagens sociais ao invés de amenizá-las. Como resultado, a exposição Veredas dá a chance de explorarmos novamente o seu universo pictórico, hoje em dia já tão conhecido, partindo de uma abordagem muito mais intimista e humana.
Sua obra dialoga dentro de uma linguagem visual expansiva e excêntrica ao mesmo tempo que ocupa um lugar de revolta e reflexão. Ao retratar seus personagens característicos em situações cotidianas, o artista encontra seu equilíbrio retratando as diversas camadas de tensões sociais de forma lúdica e singular. Suas telas incentivam o público a refletir sobre seu espaço na sociedade e os caminhos que os levaram a chegar até esse lugar, levando-os assim a desenvolver um olhar crítico sobre a desigualdade e exclusão social, evidentes de forma certeira em sua iconografia.
Entre invisibilidades e descasos, o trabalho de Sérgio Free deve ser apreciado para além da superfície, pois é em sua profundidade que compreendemos os verdadeiros anseios de seus personagens, ao mesmo tempo que as narrativas aqui contadas manifestam elementos de liberdade, transformação e recomeços. Em suma, um encontro entre o brutal e o gracioso. E é dessa forma que seus relatos visuais, vibrantes através de texturas e cores emocionais, carregam o espectador para o fenômeno das dores e riquezas que é a poética de seu cotidiano.
MARINA PANAZZOLO, MA em art history e museum curating na University of Sussex
SERVIÇO Exposição “Veredas” – Sérgio Free
Abertura: 30 de junho de 2022 às 16h
até 07 de agosto de 2022
Segunda e terça, das 11h às 18h
Quarta-feira a sábado, das 11h às 19h
Domingo, das 12h às 17h
A7MA Galeria — Rua Medeiros de Albuquerque, 250
Vila Madalena São Paulo
+55 11 95301-1796
Entrada gratuita
Informações para imprensa:
a7magaleria@gmail.com
FOTOS GALERIA:
FOTOS ABERTURA: